Como mudar o tubo do turbo de admissão do Nissan Qashqai facilmente?
Antes de tudo, seja bem-vindo!
Vamos ensinar-lhe a mudar o flexível destinado a dar ar ao turbo do Qashqai.
Para isso precisara de obter a peça, que está disponível na nossa loja online: Tubo do turbo Nissan Qashqai de 2006 a 2011.
Antes de comprar, verifique o número de referência mais abaixo deste artigo ou na página do produto. Também lhe recomendamos de comprar na TOMAUTO, e isso por três motivos. Primeiro, porque o nosso armazém está situado em Portugal, assim a sua encomenda será entregue em três dias úteis. Em segundo lugar, se ocorrer algo com a peça, estaremos presentes devido à garantia de três anos da em todos os nossos produtos. E para finalizar, temos preços baixos todo o ano!
Assim, ira obter uma peça nova de qualidade, por um preço acessível.
Referências do tubo do ar de sobrealimentação
Nissan: 14460-BB30A ; 14460BB30A ; 14460-BB31A ; 14460BB31A ; 14460-BB30 ; 14460BB30 ; 14460-BB31 ; 14460BB
Outras referências OEM:
AKRON-MALÒ: 53650 ; BBR Automotive: 001-10-27530 ; BE TURBO: 700595 ; BORG e BECK: BTH1709 ; BUGIAD: 88106 ; ESEN SKV: 24SKV656 ; FARE SA: 13928 ; FEBI BILSTEIN: 175706 ; FIRST LINE: FTH1709 ; GATES: 09-0889 ; Metalcaucho:03937 ; Metalcaucho: 3937 ; MEYLE: 16-14 036 0000/HD ; MEYLE: 16-140360000 ; MOTAIR TURBO: 580787 ; MOTAIR TURBO: 580841 ; ORIGINAL IMPERIUM: 227713 ; STC: T403937 ; TRICLO: 526116 ; VAICO: V38-0296
Mudar o tubo flexível do ar de sobrealimentação
Nível de dificuldade: Fácil
Tempo: 30 min aproximativamente
Não se esqueça em primeiro lugar de meter o travão de mão, desligar o carro, desconectar a bateria e assegurar-se que o seu motor corresponde bem ao 1,5 dCi.
Problemas mais recorrentes devido ao tubo do ar do turbo do Nissan Qashqai I e II com motor 1,5 dCi de 2006 a 2021:
- Luz vermelha do motor acesa
- ESP ligado em laranja
- Perda de potência (preso em 3000 rpm)
- Mangueira de ar turbo quebrada
- Fumo preto
Problemas encontrados com aparelho de autodiagnostico:
- P242F : Particulate filter restriction
- P0299 : turbocharger/supercharger
Primeira parte: Retirar o flexível de sobrealimentação
Material que vai precisar:
- Um par de luvas
- Uma chave combinada de 10
- Pode precisar do spray desengripante DW-40
- Caixa de plástico onde pode meter os parafusos
- Chave de fenda plana
Equipe-se de uma chave combinada de 10 para retirar o primeiro parafuso e a seguir o segundo parafuso, liberando assim, o acesso ao flexível. O número 2 corresponde ao sensor de pressão do ar, basta tirar para em cima e ele vem(numero 3). Só precisa liberar o parafuso e por seguida pode retirar com os dedos. Se o seu parafuso estiver preso, não faça forca para evitar danificar o eixo em plástico, nesse caso utilize um spray lubrificante DW-40 para desengripar o parafuso.
Guarde os parafusos removidos em lugar seguro par não perdê-los. Aconselhamos que os coloque numa pequena caixa ou uma lata.
A seguir, desaparafusar a abraçadeira em metal para poder retirar o flexível que está preso à mangueira a mudar (seta vermelha). Com uma mão tirar a mangueira e com a outra segurar o flexível. No entanto, tome cuidado para não puxar com força excessiva para não causar danos. Uma vez retirada por de lado, de maneira a não interferir com o trabalho seguinte.
Como explicado na primeira parte da imagem encima, um parafuso está escondido por debaixo do flexível de sobrealimentação. Terá que o desaparafusar para o liberar.
A seguir, ira puxar para cima o anel com ajuda de uma chave de fenda plana.
Basta puxar o flexível na sua direção, para o retirar completamente.
Segunda parte: Instalação do novo tubo
Figura 1 e 2 - Instale o novo flexível no seu compartimento de origem e puxe para baixo o anel de ferro preto com ajuda da chave de fenda plana, para bloquear a peça.
Figura 3 e 4- Com a chave combinada de 10 bloqueia a base de ferro que permite de segurar a parte inferior do flexível.
Figura 5 - Aparafuse o parafuso que serve para segurar a peça por cima.
Figura 6 - Reposicione o tubo e feche a abraçadeira com o parafuso com a chave de fenda plana.
Figura 7 e 8 - Instalar o sensor de pressão de ar no seu alojamento e parafusar. Só faltara repor a bateria e aproveitar da estrada com o seu Nissan Qashqai novo!
Conclusão
Fácil de desinstalar e instalar, mas se for feito com paciência você conseguira de certeza. Comprando na TOMAUTO e instalando em casa, você pode poupar até 500 euros.