Tubo Intercooler
Qual é a função do turbocompressor?
O turbo é presente no compartimento motor, a sua função principal é de obter uma melhor combustão tendo assim um rendimento de potência maior ao motor, reduzindo o consumo de combustível. Concretamente o turbo serve a dar mais potencia ao motor, sem impactar a cilindrada. Para o bom funcionamento do turbo duas pecas são necessárias:
A solução para o funcionamento do turbo, foi de coletar uma energia natural e de a reciclar, talvez de a rejeitar.
- A turbina vai coletar os gazes de escape do motor.
- Os gazes vão fazer com que a turbina se meta a tornar com grande velocidade, levando assim o compressor a fazer de mesmo.
- O ar, vai ser aspirado e comprimido na combustão pelos pistões (por isso que dizemos um turbocompressor).
Apercebemos, então, que o turbo funciona gratuitamente.
Turbo e Intercooler, como funciona
Para refrescar o ar comprimido na combustão (ar quente), um dispositivo chamado intercooler ira resfriar o ar quente. Geralmente o intercooler é instalado atrás da grelha do para-choque a frente do motor. O ar, sendo assim refrescado, vai permitir uma melhor potência ao motor.
Historia sobre o turbocompressor
No passado todos os carros eram equipados com motores aspirados, tivemos que esperar a invenção do engenheiro suíço Alfred Buchi entre 1909 e 1912. Nos primeiros anos de produção, o turbo foi utilizado na aviação e foi lentamente integrado nos motores dos carros desportivos, acabando por ser utilizado nos nossos carros. Hoje em dia, os carros vendidos são maioritariamente equipados do turbocompressor, seja motores em combustão gasóleo ou gasolina.
Identificação de problemas provenientes do tubo intercooler
Em primeiro aconselhamos uma verificação dos anéis de abraçadeira e o desagastamento do tubo (com o tempo rachaduras podem aparecer). Outra maneira de verificar se tem uma fuga a esse nível, consiste em utilizar ar comprimido ou uma máquina de fumo que lhe indicara se sim ou não uma fuga esta presente. Algumas maneiras de identificar se o problema tem a ver com a mangueira do turbo:
- Carro consumindo demasiado combustível
- Fumo preto
- Eficiência do motor diminuída
- Luz verificar motor ligada
- Aquecimento irregular do motor